Loading...
Loading...

2015

REDE DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO

Numa iniciativa a 11 municípios no seio da Comunidade Intermunicipal foi promovida a ação de divulgação da rede de apoio à atividade económica e empreendedorismo.
Este projeto veio criar um espaço/gabinete de apoio ao empreendedor, a oferta de formação em competências empreendedoras, a disponibilização de uma rede de mentores, espaços de incubação e o prémio Tâmega e Sousa Empreendedor.

SAÚDE ORAL NAS ESCOLAS DO PRIMEIRO CICLO

A Câmara assinou um protocolo com a Associação Médicos Dentistas Solidários Portugueses "Mundo a Sorrir" no âmbito do projeto "Aprender a Ser Saudável". Visa a promoção da saúde oral em ambiente escolar.

ATRIBUÍDAS 45 BOLSAS DE ESTUDO

Foram aumentadas de 20 para 45 as bolsas atribuídas, promovendo assim uma maior inclusão no ensino superior. Esta medida visa apoiar a continuação dos estudos dos estudantes finalistas do Ensino Secundário oriundos de famílias com maiores dificuldades.

CRIADO GABINETE DE ATENDIMENTO E APOIO

Em parceria co o Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I - Baixo Tâmega foi criado o Gabinete que funciona na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Cinfães (CEntro de Saúde). A sua atuação assenta em dois eixos fundamentais: prevenção e intervenção na defesa da cidadania e igualdade de género.

ENCONTRO DE ESCRITORES CINFANENSES

No âmbito da Semana da Leitura reuniram-se 6 escritores cinfanenses que testemunharam as suas experiências.

FORMAÇÃO E INSERÇÃO DE DESEMPREGADOS CADA VEZ MAIS UMA APOSTA

Reforçou-se a aposta no desenvolvimento da formação e qualificação profissional, com o intuito de potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados e de promover novas oportunidades.

CAIS DE PORTO ANTIGO E ESCAMARÃO REQUALIFICADOS

Numa estratégia de requalificação de espaços tornando-os mais atrativos, potenciando as suas características e potenciando o turismo, a Câmara lançou a empreitada de instalação em cada um dos cais, de uma infraestrutura destinada a pontos de venda, bar-esplanada e sanitários.

PRESENÇA NA BTL- FEIRA DE TURISMO REFORÇADA

Continua a nova promoção territorial, mais ativa e atrativa na promoção do território em vários certames e feiras nacionais e internacionais. A BTL deixou de contar apenas com a presença tímida e passou a ter uma presença agressiva na captação de turistas, visitantes e investidores.

INAUGURADO O RELVADO SINTÉTICO DE CINFÃES

No âmbito da aposta na melhoria das infraestruturas desportivas do concelho foi inaugurado o relvado sintético do campo de treinos de Cinfães. Um investimento de 160 mil euros que colmatou um grande anseio, fomentando e incrementando a prática desportiva saudável.

DESPORTO SÉNIOR...CADA VEZ MAIS PRESENTE

A promoção do desporto junto de um público mais idoso assume-se como fundamental para o bem-estar físico e mental da nossa população. Acrescentada a hidroginástica nas piscinas cobertas para o público sénior.

CENTRO DE ESTÁGIOS DE PORTO ANTIGO MAIS PROCURADO

São cada vez mais as selecções mundiais de remo que procuram o centro de estágios de Porto Antigo. Desde a selecção alemã, campeã olímpica em skiff quadruplo, até à inglesa e várias de leste, entre outras são cada vez mais os que se sentem atraídos pelas águas do Douro e do Bestança.

ACESSO AO FUNDO DO LUGAR DE SAÍMES INAUGURADO

Um velho anseio e uma grande necessidade para aquela localidade e reivindicada há mais de 25 anos. Um investimento que ascende aos 58 mil euros. Uma estrada que veio permitir o acesso automóvel a algumas dezenas de habitações.

APOIADO O NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE SÃO CRISTÓVÃO

Assinado o protocoo de cooperação com a Associação de Infância e Terceira Idade de São Sebastião - São Cristóvão. Uma obra financiada pelo PRODER e que ascendeu a 92 mil euros. A Câmara apoiou com 18,5 mil euros.

S. JOÃO CONTA COM AS MARCHAS INFANTIS

Um evento emblemático que dá, cada vez mais, oportunidade ao talento local. Este ano foram as marchas infantis que vieram abrilhantar as festas, com a presença na ordem de 500 crianças distribuídas por 7 marchas.

CONTRATO DE FINANCIAMENTO ASSINADOS

Ainda no âmbito do ON2 foram assinados contratos de financiamento para a obra dos espaços envolventes do Centro Escolar de Nespereira e a requalificação urbana da sede do concelho. Perto de um milhão de euros que vieram financiar a obra realizada.

CASA MORTUÁRIA DE CINFÃES É INAUGURADA

Uma obra necessária e ansiada pela população foi inaugurada e colocada ao serviço das pessoas, num espaço central e acessível. Um investimento de 140 mil euros para que a população possa com dignidade e conforto prestar as últimas homenagens a familiares e amigos.

CINFÃES LEVA PRODUTOS AO LUXEMBURGO

Sob o tema da gastronomia e vinhos, Cinfães participa em conjunto com os 11 municípios das comunidade intermunicipal numa feira internacional com vista à divulgação do nosso território. Melhor, mais longe e com todos, a promoção dos nossos produtos marca a agenda desta Câmara.

ENGLISH 4 ALL

Num projeto para capacitar os mais adultos com a aprendizagem da língua inglesa, a câmara disponibilizou cursos gratuitos entre o nível médio e iniciação em vários pontos do concelho. Num território com cada vez mais turismo a capacitação da população é uma prioridade.

PARQUES DE LAZER, INFANTIS E ESPAÇOS PÚBLICOS MELHORADOS

Foram vários os espaços públicos melhorados, dando mais conforto às diversas gerações.
Parques Infantis e de manutenção em Nespereira, Fornelos, Souselo, Espadanedo, Tarouquela, Cinfães e Alhões viram os seus equipamentos melhorados, ampliados e com novas valências. Apostar na qualidade de vida, com novos equipamentos acessíveis a todos é uma realidade.

APOIO PARA AQUISIÇÃO DE 2 VIATURAS

A Santa Casa e o Centro Social da Paróquia de São Martinho de Fornelos receberam apoio para a aquisição de viaturas. Cada uma apoiada em 20%.

PROMOVIDA VISITA A ESPAÇOS CULTURAIS

Um dia, três passos na Cultura do nosso concelho permitiu aos mais pequenos visitarem o Museu Serpa Pinto, a Biblioteca Municipal e a Escola Museu, em Vilar do Peso. Um dia diferente dedicado à cultura, onde os alunos tiveram a oportunidade de (re)descobrir estes espaços culturais, aliando divertimento e aprendizagem.

CEDIDA ESCOLA DE FERREIROS PARA SEDE DE JUNTA

A Junta de Freguesia passou a contar com um novo espaço, mais acessível a todos, para sua sede, espaço de leitura, internet, apoio médico e apoio ao cidadão.

ARRANJO URBANÍSTICO NO ACESSO AO POLIDESPORTIVO

Tarouquela viu o acesso ao seu polidesportivo avançar, dando uma nova dignidade, aquele local com melhores condições de mobilidade e criação de zona de estacionamento . Cerca de 25 mil euros foram aqui investidos.

INAUGURADO O LARGO DE FERREIROS

Uma obra de beneficiação nos acessos à igreja de Ferreiros, com um espaço de meditação e pequena bancada, que contou com o apoio de 50% do valor de adjudicação.

APOIADA A AMPLIAÇÃO DO CEMITÉRIO DE SOUSELO

Num trabalho de proximidade com as freguesias, apoiamos o alargamento do cemitério de Souselo em 50%, o que corresponde a cerca de 43 mil euros.

CEDIDAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DESATIVADAS

Realizados protocolos com o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira do Douro e Associação "Concertinas do Vale do Bestança", Associação de Jovens de Desamparados e a Associação Unidos pela Terra. A escola de Vila Nova em Oliveira, a Escola da Açoreira, em Cinfães, a de Desamparados, em Oliveira e a de Covelas, em Ferreiros passaram a ser espaços cedidos às respetivas associações para desenvolverem melhor as suas atividades.

III JORNADAS MULTIDISCIPLINARES ACES TÂMEGA

Cinfães recebeu mais um evento, dando mostras da sua capacidade organizativa e de logística cada vez maior. Com um vasto e rico programa foram muitos os profissionais da saúde que passaram por Cinfães, num fim-de-semana dedicado à prevenção. Iniciativas que promovem a nossa economia.

EXPOMONTEMURO CRESCE DE ANO PARA ANO

Uma nova dimensão foi dada à Feira e revelou-se numa aposta ganha para os nossos produtos, a nossa economia e capacidade de agarrar oportunidades. Tornou-se num evento de referência para o investimento e diversificação da economia local.

CÂMARA REDUZ O IMI EM FUNÇÃO DO AGREGADO FAMILIAR

A Câmara Municipal fixou o IMI na taxa mínima de 0,3% e reduziu ainda o imposto em função do agregado familiar privilegiando as famílias numerosas. A redução da taxa em 10% para as famílias com um dependente, em 15% com dois dependentes e em 20% para as famílias que têm três ou mais dependentes, com residência própria e permanente no Concelho foram as medidas aplicadas.

NOVOS EQUIPAMENTOS ENTREGUES ÀS CORPORAÇÕES DE BOMBEIROS

Num total de 50 mil euros foram entregues equipamentos de protecção individual de combate a incêndios às corporações de Nespereira e Cinfães. Os equipamentos são compostos por capacete, cógula, fato completo, par de luvas e par de botas, essenciais para a protecção dos bombeiros que são fundamentais na salvaguarda do nosso património natural e das nossas populações.

APROXIMAÇÃO DE CINFÃES À A4

Fruto de reivindicações cada vez mais persistentes, o Governo anuncia a aproximação à A4 numa cerimónia no parque de Mourilhe. Esta ligação importante vai permitir ganhos assinaláveis nas deslocações e na tração de mais investidores para o concelho.

NOVA SINALÉTICA URBANA NA SEDE DO CONCELHO

Um investimento superior a 60 mil euros que melhorou a qualidade da informação aos visitantes e aconteceu no âmbito da requalificação do espaço público.

ESTRADAS MUNICIPAIS REQUALIFICADAS

Avançou-se com a requalificação e repavimentação das estradas municipais no concelho, concretamente a EM Pimeirô a Vale de Papas, a EM desde a EN 321 à EM Alhões/Ferreiros. Um investimento na ordem dos 255 mil euros para melhorar as acessibilidades.

AUTARQUIA PREMEIA MÉRITO DOS MELHORES ALUNOS

Os melhores alunos dos diversos níveis de ensino a partir do 6. ano até ao 12.º ano viram reconhecidos o seu esforço e mérito escolar.

LIVROS OFERECIDOS A ALUNOS DO 1.º CICLO

Numa medida que visa aliviar as finanças familiares de cerca de 700 alunos. A distribuição acontece sempre nos primeiros dias de aulas.

VERÃO TOTAL EM CINFÃES

A RTP esteve em Cinfães a explorar e a (re)descobrir Cinfães. Uma forma fantástica de promoção do concelho na altura da ExpoMontemuro. Sónia Araújo, Jorge Gabriel, Hélder Reis e todos os portugueses ficaram encantados e desejosos de visitar. Os nossos emigrantes orgulhosos.

DOURO VERDE PROMOVE PRODUTOS DE CINFÃES

No âmbito de uma política de promoção do território, a Dolmen abriu um espaço de venda de produtos locais e promoção do território. Este espaço visa dar uma nova visibilidade aos produtos do concelho, que além desta loja estão presentes nas lojas do Marco de Canaveses, Baião e Amarante

DOURO GREEN FEST

Depois da aposta na mudança de espaço no primeiro ano, o Douro Green Fest consolida-se junto ao Douro e em ligação com a Natureza. Um evento que começa a ganhar o seu espaço na região e mostra todas as suas potencialidades.

INAUGURADA A ETAR DE FORNOS

Numa política de reivindicações mais assertivas começamos a ter ganhos assinaláveis na área do abastecimento de água e saneamento. A ETAR de Fornos teve um investimento de 2,35 milhões de euros e serve cerca de 8 mil pessoas divididas entre Castelo de Paiva e Cinfães.

INAUGURADOS OS MINI CAMPOS E FERREIROS E GRALHEIRA

As populações da Gralheira e Ruivais (em Ferreiros) viveram um dia memorável ao inaugurarem espaços informais de desporto, dando mais condições a todos os habitantes para a prática de desporto e apoiando o turismo.

ULTRATRAIL DOURO PAIVA CRESCE E RECOLHE ELOGIOS

Numa aposta do município em conjunto com os organizadores esta prova voltou a atrair ao concelho, muitos visitantes aumentando para cima de um milhar de participantes. Uma prova que começou a marcar o calendário nacional e internacional de trail.

ROTA DO ROMÂNICO EM BTT

Mais uma prova desportiva, esta aliando a vertente aventura à (re)descoberta de património da rota do românico no concelho. Além desta vertente ainda acabou por ser também uma prova solidária a favor dos bombeiros voluntários de Cinfães.

CÂMARA AJUDA A PRESERVAR O PATRIMÓNIO RELIGIOSO

A Câmara apoiou as obras de beneficiação das Igrejas de Cinfães e de Tendais, também na Capela do Senhor dos Enfermos. Um apoio que visa a salvaguarda do património religioso e a sua promoção.

COMITIVA DO BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO EM CINFÃES

Uma comitiva do Banco Europeu e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte visitaram Cinfães e perceberam as suas potencialidades. Esta visita inseriu-se numa nova política de apoio às regiões da Europa.

CINFÃES SURPREENDE NA PORTUGAL AGRO

Os produtos de Cinfães são cada vez mais apreciados e têm cada vez mais visibilidade. Cinfães passou a ser presença assídua em diversos eventos. O Portugal Agro é mais um deles, onde procuramos em parceria com o território da CIM e com a Dolmen dar a conhecer cada vez mais as qualidades e atributos dos nossos vinhos, doces, compotas e outros produtos.

ATRIBUÍDAS 82 BOLSAS DE ESTUDO

Foram aumentadas de 45 para 82 as bolsas atribuídas. Esta medida visa apoiar a continuação dos estudos dos estudantes finalistas do Ensino Secundário oriundos de famílias com maiores dificuldades.

ADJUDICADA OBRA DE RECUPERAÇÃO DO BAIRRO DE SÃO SEBASTIÃO

Foi adjudicada a recuperação do Bairro de São Sebastião, sendo que o mesmo já necessitava de recuperação há muitos anos. Um investimento a rondar os 920 mil euros que visa dar conforto habitacional aos que mais precisam.

SUBSIDIADAS MAIS 6 VIATURAS

Assinamos 6 protocolos de cooperação com a Associação de Recreio e Grupo Folclórico de Cantas e Cramois de Pias - Cinfães, a Associação de Infância e Terceira Idade e São Sebastião, a Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira e os Bombeiros Voluntários de Cinfães para a aquisição de viaturas.

APOIADA A REQUALIFICAÇÃO HABITACIONAL DE 20 FAMÍLIAS

Atentos às dificuldades económicas de algumas famílias concedemos a 20 famílias apoio para a requalificação de habitações.

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO VALE DO BESTANÇA INAUGURADO

Um equipamento que nasceu da requalificação do antigo edifício escolar das Pias e que resultou na criação de um espaço multiusos e na concepção de uma janela panorâmica sobre a foz do Bestança. Um centro de carácter ambiental que procura dar a conhecer de forma interactiva o nosso vale do Bestança.
Paralelamente ficaram disponíveis percursos pedestres e de btt, bem como foi recuperado no âmbito das energias renováveis um moínho para produção energética.

REDE DE PERCURSOS INAUGURADA

A rede de percursos pedestres "Eu vou Descobrir", que percorre o vale do Bestança e a Serra do Montemuro foi inaugurado, dando ao concelho os primeiros percursos de btt homologados, num total de 6 percursos com 52 km.

BENEFICIADA A EM DA EN 222 À IGREJA EM TAROUQUELA

Uma obra que representou um investimento de 58 mil euros que veio dignificar o acesso a um monumento nacional, aumentar a visibilidade e melhorar a mobilidade. Uma obra importante para a segurança e a atractividade do território.

REORDENAMENTO DO ESPAÇO ENVOLVENTE À SECUNDÁRIA

Foram executadas obras com vista à melhoria dos acessos, reordenamento do espaço e aumento da segurança. Pavimentação, espaços verdes e novas paragens deram ao local uma maior segurança e beleza.

ADJUDICADO O CAMINHO DA TELHEIRA AO SOUTO

Em Espadanedo, a concretização de mais um anseio antigo, dotando a rua com melhores condições de mobilidade e segurança. É também um acesso alternativo ao Lar de Espadanedo. Um investimento a rondar os 140 mil euros.

ALDEIA DO PAI NATAL, UM MARCO NA REGIÃO

Uma aposta cada vez maior neste certame que traz cada vez mais pessoas para o imaginário do Natal na serra. As ruas da aldeia foram invadidas por pessoas que procuravam a animação, os produtos locais, a gastronomia e vinhos, mas sobretudo a simpatia das nossas gentes.

Visto: 560