Loading...
Loading...

2014

GABINETE DE APOIO AO AGRICULTOR, INVESTIMENTO E FUNDOS COMUNITÁRIOS

Em auxílio do desenvolvimento económico do concelho, criou-se um serviço de apoio gratuito e personalizado, que visa por um lado apoiar, orientar, informar, acompanhar e impulsionar o tecido agrícola, e por outro prestar informação e apoio a todos os empreendedores e futuros empresários, das diversas áreas, que pretendam iniciar a sua atividade na área de jurisdição do município.

AVANÇA A REVISÃO DO PDM

A câmara avança com a revisão do PDM para adequar à nova realidade socioeconómica,ambiental, demográfica e cultural. Ordenar e criar condições para aumentar a qualidade de vida.

REINICIADA OBRA DO LAR RESIDENCIAL DA NOSSA SENHORA DE LURDES

Após um enorme esforço do "nosso" presidente, a empreitada da responsabilidade da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo foi novamente para o terreno. Foram encetados contactos com governantes, estruturas regionais e desbloqueados os diversos entraves para que a obra fosse reiniciada.

ESCOLA PRIMÁRIA DE VILA BOA TRANSFORMADA EM HABITAÇÃO SOCIAL

A Escola de Vila Boa de Cima passou a ter outra função e foi iniciada a sua transformação em habitação social. Uma iniciativa de âmbito social que visa recuperar e reaproveitar edifícios públicos, com o objetivo de criar novas ofertas a nível habitacional e travar a desertificação.

PRESENÇA NA BTL- FEIRA DE TURISMO REFORÇADA

Arranca a nova promoção territorial, mais ativa e atrativa na promoção do território em vários certames e feiras nacionais e internacionais. A BTL deixou de contar apenas com a presença tímida e passou a ter uma presença agressiva na captação de turistas, visitantes e investidores.

PLANO DE GESTÃO E SALVAGUARDA DO VALE DO BESTANÇA

No âmbito de uma candidatura PROVERE, demos início à execução deste plano que visou em acordo com a responsabilidade social e ambiental dos atores locais, contribuir para a gestão e salvaguarda da área ecológica que envolve o rio Bestança. Nesta candidatura além da vertente imaterial, foi contemplada a construção do centro interpretativo, a reconstrução de um moinho para produção de energia e diversos percursos pedestres (os primeiros homologados).

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIAL

Numa estratégia ambiciosa de promover o território através do desporto, promoveu-se em conjunto com a Federação de Motociclismo de Portugal esta prova nacional. Adrenalina e espectáculo na Malhada, um local com características fantásticas para este tipo de eventos.

PARQUE NOSSA SENHORA DE LURDES

Inaugurado o Parque Nossa Senhora de Lurdes em Nespereira pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. Uma obra que deu novas valências a um local já muito procurado. Foi financiado pela Câmara em 20%.

DAR A VIDA À VIDA

A Câmara promoveu em conjunto com as IPSS e juntas de freguesia uma onda de solidariedade. Uma iniciativa cujo principal objetivo foi a angariação de fundos para ajudar as instituições do concelho. Um evento de três dias, que contou com a colaboração de diversos artistas, grupos musicais, escolas e empresas.

BECK FEST, BECK TO NATURE

Num perfeito equilíbrio entre o património natural e o desporto de ação, Cinfães acolheu o maior festival de desporto de natureza, caminhadas e música em partilha com os concelhos das Montanhas Mágicas. Recebeu no Parque do Ladário uma prova nacional de BTT Downhill, com a presença do campeão nacional, Francisco Pardal. Outras iniciativas do Festival estiveram em Cinfães, como a sua apresentação, formações e competições partilhadas.

CAMPEONATO NACIONAL DE MONTANHA

Cinfães "conquistou" a organização do campeonato nacional de Montanha, tendo logo na primeira edição recebido de todos os intervenientes elogios à logística, ao pessoal, bem como ao nível do circuito que foi comparado aos melhores da Europa.

DIA DISTRITAL DO BOMBEIRO ASSINALADO EM CINFÃES

Cinfães, fruto da nova capacidade de atração e mobilização recebeu o dia distrital do bombeiro, uma iniciativa promovida pela Federação dos Bombeiros do distrito de Viseu, em colaboração com as associações humanitárias do concelho.

CINFÃES GANHA A EXPOMONTEMURO

Uma nova dimensão foi dada à Feira e revelou-se numa aposta ganha para os nossos produtos, a nossa economia e capacidade de agarrar oportunidades. Tornou-se num evento de referência para o investimento e diversificação da economia local.

CENTRO DE FORMAÇÃO DE CALÇADO EM CINFÃES

Num protocolo com o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado instalou-se em Cinfães um espaço para formar pessoas na área do calçado, tendo em conta as necessidades que estavam a ser geradas com a atração de novos investimentos.

INDUSTRIA DO CALÇADO CHEGA A CINFÃES

No âmbito do programa de apoio à economia e emprego lançado pela Câmara vimos as primeiras empresas a solicitarem a sua instalação no concelho e nomeadamente na Zona Industrial. São lançados dois concursos para pavilhões industriais preparados para receber as referidas indústrias.

ATRIBUÍDOS 5 LOTES NA ZONA INDUSTRIAL

No âmbito do programa de apoio à economia e emprego a Câmara Municipal assinou 5 escrituras públicas de compra e venda de lotes naquele espaço.

VERÃO + ESPECIAL

Promovido durante o verão, com o objetivo de ocupar os tempos livres de crianças com necessidades educativas especiais. Ações para o desenvolvimento da autonomia, socialização, psicomotricidade, agir autonomamente nos espaços quotidianos e promover o conhecimento de algumas profissões/serviços predominantes no concelho.

AUTARQUIA PREMEIA MÉRITO DOS MELHORES ALUNOS

Os melhores alunos dos diversos níveis de ensino a partir do 6. ano até ao 12.º ano viram reconhecidos o seu esforço e mérito escolar.

AEC'S ALARGADAS AO PRÉ ESCOLAR

Numa medida que visa a preparação dos alunos para o 1.º ciclo e promover a sua melhor interação, arrancaram as atividades desportivas e musicais no pré-escolar. Mais uma ajuda aos agregados familiares e promotora de um maior desenvolvimento das nossas crianças.

CENTRO ESCOLAR DE OLIVEIRA DO DOURO EM FUNCIONAMENTO

Abriram as portas deste centro escolar, uma obra de valor superior a 1 milhão de euros e que veio trazer melhores condições aos alunos da freguesia de Oliveira do Douro, Ferreiros de Tendais e União de Freguesias. A aposta na melhoria das condições de ensino é uma aposta ganha.

"BRIGADA SENIOR" NO TERRENO

No âmbito do programa de estágios profissionais o município começou no terreno o projeto com o objetivo de proceder ao diagnóstico social de pessoas com mais de 65 anos de idade. Com o intuito de conhecer e analisar as condições em que vivem os idosos e identificar possíveis problemáticas ou carências sentidas. Importante para o encaminhamento e apoio direto.

ACESSO AO CENTRO DE DIA DA ADAC

A Câmara avança com a execução do acesso ao centro de dia da Associação de Desenvolvimento do Alto Concelho, na Freguesia de Ferreiros de Tendais. Uma obra que veio a fazer toda a diferença no quotidiano daquela instituição. Adjudicada por cerca de 28 mil euros.

IGREJAS DO ROMÂNICO DO CONCELHO BENEFICIADAS

No âmbito da parceria com Dolmen e a Rota do Românico foram lançadas as empreitadas de conservação, salvaguarda e valorização das Igrejas de Nossa Senhora da Natividade, Escamarão, na freguesia de Souselo; de Santa Maria Maior, na freguesia de Tarouquela e na de São Cristóvão de Nogueira. Foram ainda implementadas as sinaléticas da rota. Um investimento superior a 2 milhões e que foi comparticipado pela autarquia em cerca de 200 mil euros.

ALDEIA DO COLMO TRANSFORMADA EM ESTALEIRO ESCOLA

A aldeia de Vale de Papas, no âmbito da iniciativa Terra Amada em parceria com o município trouxe até aquela aldeia mais de 60 voluntários que trabalharam durante quinze dias na recuperação de espaços públicos e privados, tendo em conta a melhoria das condições de vida de quem lá vive e a atracão de turistas e visitantes.

REALIZADA A PRIMEIRA INTERVENÇÃO NA ZONA DE LAZER DA GRANJA

No âmbito das políticas de melhoria das zonas verdes e turísticas, o município instalou as casas de banho e bar de apoio naquela zona de lazer da freguesia de Espadanedo.

ULTRATRAIL DOURO PAIVA

Numa aposta do município em conjunto com os organizadores esta prova atraiu ao concelho, no primeiro ano cerca de 700 participantes. Uma prova que logo no primeiro ano mostrou estar talhada para o sucesso.

LANÇADA A PRIMEIRA PEDRA DO QUARTEL DOS BOMBEIROS

Numa ação liderada pelo nosso candidato e presidente de câmara, os vários entraves foram desbloqueados e foi lançada a primeira pedra do novo quartel dos bombeiros voluntários de Cinfães. Uma obra tão ansiada para dar condições ao excelente trabalho efectuado pelos nossos bombeiros. O equipamento, além do cofinanciamento de 85% do POVT, teve a comparticipação da Câmara Municipal em cerca de 165 mil euros. A primeira pedra contou com a presença do ministro Miguel Macedo.

MÚSICA E ATIVIDADE FÍSICA NAS IPSS's

A Câmara levou música e atividade física aos utentes de todas as instituições do concelho. Além destas atividades disponibilizou também o serviço de fisioterapia. O objetivo é promover um envelhecimento ativo e aumentar a qualidade de vida dos seniores, fomentando a prática de atividades que promovam a saúde, a autonomia e a independência.

PALCOS DO ROMÂNICO

Numa parceria com a rota do românico e para dar a conhecer a riqueza patrimonial e artística os nossos monumentos recuperados começam a receber atividades culturais. Promover o território em todas as vertentes passou a ser uma realidade

PORTUGAL AGRO CONTOU COM CINFÃES

Numa aposta assertiva de estar em eventos que promovam o território e os nossos produtos, Cinfães passou a ser presença assídua em diversos eventos. O Portugal Agro é mais um deles, onde procuramos em parceria com o território da CIM e com a Dolmen dar a conhecer cada vez mais as qualidades e atributos dos nossos vinhos, doces, compotas e outros produtos.

TORNEIO DE BOCCIA SÉNIOR DA CIM EM CINFÃES

Cinfães recebeu o 1.º torneio de Boccia Sénior que contou com mais de 300 participantes oriundos dos 11 concelhos da Comunidade. A organização foi da CIM e contou com a colaboração da Câmara Municipal.

SUBSIDIADA A CASA MORTUÁRIA DE OLIVEIRA DO DOURO

Mais uma obra realizada pela Comissão Fabriqueira de Oliveira do Douro e que contou com o apoio de 50% do valor de adjudicação, colmatando assim uma necessidade da freguesia.

APOIADA AMBULÂNCIA PARA BOMBEIROS

No âmbito do apoio à comunidade e às nossas instituições foi apoiada a aquisição de uma ambulância aos Bombeiros Voluntários de Nespereira. Apoiada em 20%.

ALDEIA DO PAI NATAL SUPERA EXPECTATIVAS

Uma aposta cada vez maior neste certame que traz cada vez mais pessoas para o imaginário do Natal na serra. As ruas da aldeia foram invadidas por pessoas que procuravam a animação, os produtos locais, a gastronomia e vinhos, mas sobretudo a simpatia das nossas gentes.

Visto: 405